educação básica

Mensalidade em escolas particulares terá reajuste médio de 3,5% em 2021

18.398

O Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) divulgou, nesta segunda-feira, uma pesquisa realizada junto às instituições associadas da Educação Básica de ensino do Rio Grande do Sul. O levantamento aponta um reajuste médio de 3,5% para as mensalidades em 2021. No entanto, esse valor não deve ser suficiente para absorver a elevação dos gastos previstos, que é de 7,1% a mais no próximo ano.

UFN divulga aprovados no vestibular de verão 2021 nesta segunda

Conforme o presidente do sindicato, Bruno Eizerik, esse valor é uma média, ou seja, algumas escolas podem ter reajuste maior ou menor do que este previsto no levantamento.

- Isso mostra que nossas instituições de ensino estão bem sintonizadas com aquilo que as famílias estão precisando. Mesmo tendo custos maiores, por causa das adaptações nas escolas para a Covid, os investimentos em plataformas digitais e a própria inflação, as escolas estão sendo extremamente cautelosas nesse reajuste proposto, olhando muito pra situação das famílias - diz Eizerik. 

As escolas informaram que o percentual médio de aumento nos custos em 2020 foi de 8,5%, maior que a previsão orçamentária de 48,7% das escolas. Esse percentual também deve ficar abaixo da inflação oficial do Brasil para 2020. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve terminar este ano com uma alta de 4,21%, segundo informado pelo Banco Central.

*Com informações do Sinepe

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

25 escolas de educação infantil são regulamentadas em Santa Maria

UFN divulga aprovados no vestibular de verão 2021 nesta segunda Próximo

UFN divulga aprovados no vestibular de verão 2021 nesta segunda

Educação